quarta-feira, 18 de maio de 2011

CICLO DE ATUALIDADES - PRIMEIRO DIA

Posted by Comunicação Social da Universidade Gama Filho 14:32, under | 3 comments

Pode-se dizer que redes sociais, inovação e pesquisa foram palavras-chave na primeira palestra do Ciclo de atualidades, realizado hoje. Mediada pela professora da UGF Adriane Figueirola, a palestra "Internet e Publicidade: as tendências com o Novo Perfil Profissional", contou com a participação de Fábio Carvalho, que atua com planejamento estratégico na In Press Porter Novelli, Renata Tasca, gerente da área de inovação da empresa Biruta Mídias Mirabolantes e Ricardo Schott, jornalista, gerente de conteúdo da empresa LapPop Content e colaborador na revista Billboard.
Abrindo a palestra, Fábio Carvalho falou sobre os caminhos a serem tomados em um planejamento estratégico, visando a relação do consumidor com as marcas, o controle das informações e os novos relacionamentos. Mesmo porque, segundo Fábio, atualmente, todos somos mídia, não há mais um controle da informação e as marcas precisam reconhecer essa realidade. O uso das redes sociais foi detalhado por Fábio, que explicou que cada rede social tem um ambiente diferente que merece atenção, pois pode interferir em uma empresa. Como exemplo, o facebook ambiente-relacionamento, dinâmico, e o twitter ambiente-guerrilha, onde os clientes podem ter contato rápido com a empresa, seja elogiando ou reclamando.
Já Renata Tasca, começou com a frase "Inovação é a palavra do momento". Para ela, ideias inovadoras e criatividade em conjunto com desenvolvimento, tecnologia e pesquisa ajudam na realização de bons projetos. Renata levou vários cases para exemplificar sua fala, entre eles um da empresa de relacionamentos Par perfeito, onde um movimento dos sem namorados invadiu ruas do Rio e de São Paulo, chamando a atenção do público e da imprensa; outro da empresa Claro, com aparato tecnológico, onde o público posava para fotos em movimento de 360º.
Ricardo Schott disse que o conceito "O futuro está no comando" está rondando a área jornalística hoje. O gerente de conteúdo da LabPop e jornalista ressaltou a importância de explorar o jornalismo atual sabendo lidar com as novas ferramentas, as redes sociais. Em seu ofício, organiza-se informações dos clientes, cuidando e evitando possíveis crises. Segundo ele, o cliente é o seu texto, com quem ele vai conversar e extrair um lead, para poder, então, organizar as informações. Aliás, pesquisar e estar sempre de olho nas redes sociais, podem ser considerados hábitos primordiais para quem trabalha nessa área.

Foto: Felipe Correa.

3 comentários:

Senti falta do botãozinho de compartilhamente no post, hein. Queria postar no Facebook, =(

Concordo com a Roberta =]

É verdade Roberta e Leo, tentarei ver isso!!!

Postar um comentário