domingo, 24 de abril de 2011

UMA AULA COM MARCELO GAZZANEO

Posted by Comunicação Social da Universidade Gama Filho 21:01, under | No comments

Na manhã do dia 13 de abril a professora Michelle Cruz, trouxe a Universidade Gama Filho para aula de assessoria de imprensa, o assessor de imprensa da secretaria de educação do município do Rio de Janeiro, Marcelo Gazzaneo, que deu uma palestra para os alunos do curso de publicidade e jornalismo no campus Piedade.
Marcelo confessou estar um pouco nervoso, com certa demora ao pronunciar as palavras, parecia estar procurando as palavras certas para iniciar sua palestra.
 “O Jornalismo acabou, não a profissão, mas a essência.”
Criticando as práticas adotadas pela maioria dos jornalistas da atualidade. Hoje em dia, nosso jornalismo é feito com pressa, não tem tanta apuração.
“Os jornalistas não lêem, não querem ler. É uma contradição”
De forma descontraída falou sobre a relação da imprensa com o assessor e em um tom de brincadeira disse: “Ninguém acredita em mim.” Se referindo ao fato da imprensa não dar muita credibilidade aos assessores, por que acham que sua função é defender e mascarar os problemas de uma instituição.
“Pelo contrário, temos que ser claros e honestos com o público e a imprensa.”
Marcelo também falou sobre estratégias de comunicação e gerenciamento de crises. Explicou que no início de cada ano, são realizadas estratégias baseadas nas ações e em tudo que foi implantado e no que será implantado durante o ano. Além de ações básicas pré-definidas em caso de crises. É claro que nem tudo é possível prever. “O Caso de Realengo é um fato inédito no Brasil, ninguém previu que iria acontecer.”
Já com abertura para perguntas, o assunto foi educação. Marcelo não quis fazer comparações sobre a qualidade de ensino entre escolas públicas e particulares, mas afirmou, “Existem escolas do município que são tão boas ou melhores que algumas escolas particulares.”
Voltando ao assunto, profissão de jornalista, o assessor retomou as dicas e conselhos com os futuros jornalistas e publicitários. Terminando sua palestra com as seguintes palavras:
“Leiam muito, tenham formação cultural, conheçam a história do país, do mundo, a história política... Somos historiadores, contamos todos os dias a história de um estado, do país e do mundo. E temos que ter responsabilidade pra contar essa história.”

0 comentários:

Postar um comentário